18 nov 2019

"O Primeiro e o segundo Logotipo, as mutações do logo na 1ªfase e Capas do suplemento Raposa-Especial Circo!"

Logotipo do início da primeira fase do jornal com a fonte bold: "Beton Extra Bold" criada em 1931 por Heinrich Jost  ( trabalhei com prints de fontes de chumbo em papel tipo alta alvura ) e com colagens com a "Antique" de Darius Wells de 1828 ( com prints de fonte wood type ), também o outro logo, o mais elegante, na fonte "Goudy" que foi aplicada na segunda fase. Capas marcantes, mais as capas de cadernos especiais como a  Raposa-Suplemento "Circo" por exemplo, com arte de J. Carlos e do André François. Coisas que vão maravilhar você que desconhece o bom design feito na época. Na primeira fase também houve variações no logo com a bela fonte pesada Block ( criada em 1908 ). No final da primeira fase utilizei o "R" estourado em algumas capas com a fonte "Block" e "Raposa Experimental" na frase que fechava o logo na fonte ""Stymie". Também fiz um outro "R" com uma colagem da Beton Extra Bold e uma fonte que permitia construir  uma perna falsa na serifa com acabamento arredondado. A aplicação do "R" ampliado intercalou-se variando a fonte entre uma edição e outra- Atenção: as capas da "Raposa" da segunda fase com a imagem do detetive em silhueta e da caricatura do Presidente Artur Bernardes, não  foram publicadas! Estavam prontas as edições, mas interrompidas para impressão com a saída dos Diretores da Fundação Cultural de Curitiba. - Fontes utilizadas nos textos e títulos: para o corpo de texto e chamadas: Garamond regular e italic, Stymie, Beton Extra Bold 48 pt então produzidas em Letraset, Franklin Gothic, Century e Bodoni Antiqua. Para os títulos: as fontes mais pesadas como Schmalffete, Beton ( similar as fontes de hoje - mais bonitas - Ultra e Ziggurat ) e colagens com fontes "wood type" diversas... - Na segunda fase: repetimos as fontes da fase anterior, mas somamos com a aplicação da  fonte "Goudy" nos títulos das matérias e nos destaques ( sub-títulos ). Já nos anos 80 ( para a Raposa da segunda fase ) as fontes Schmalfette e Beton Extra Bold já eram encontradas com qualidade para construção de títulos e que suportavam grande ampliação na página em Fotoletras, pela Digital Fotogravuras de Curitiba e na Alltype ( São Paulo ), do saudoso diretor de arte Jarbas de Souza.

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