31 oct 2023

"Visite o Blog e leia cuidadosamente cada comentário, cada imagem que deve ser observada e analisada!" - "Jornal Raposa" O ícone do Design Brasileiro do final dos anos 70 e início dos 80. Conheça um pouco...

"Jornal Raposa" que é sim, o ícone do Design Brasileiro do final dos anos 70 e início dos 80 e foi publicado em duas fases marcantes! Conheça um pouco através das imagens e comentários pertinentes. Inclusive, veja também aqui, a exibição em fotos da publicação comentada e que está registrada em livros importantes da história do design! Leia nas postagens mais para a frente, com textos curtos e outros longos onde comento sobre os logos, sobre as fontes aplicadas etc Explicando ponto por ponto, sobre cada página, cada capa. De qualquer das duas fases da publicação ( além das capas dos suplementos, pois sempre existem outra publicações dentro de cada revista ou jornal que edito e desenho! ) observe o capricho na diagramação e as belas aberturas de artigos em páginas duplas como estas:

Fique sabendo por exemplo, porque fui alterando os logotipos. Saiba porque fiz o logotipo do início da primeira fase do jornal com a fonte bold: "Beton Extra Bold" criada em 1931 por Heinrich Jost  ( trabalhei com prints de fontes de chumbo em papel tipo alta alvura ) e com colagens com a "Antique" de Darius Wells de 1828 ( com prints de fonte wood type ), também o outro logo, o mais elegante, na fonte "Goudy" que foi aplicada na segunda fase. Capas marcantes, mais as capas de cadernos especiais como a  Raposa-Suplemento "Circo" por exemplo, com arte de J. Carlos e do André François. Coisas que vão maravilhar você que desconhece o bom design feito na época. Na primeira fase também houve variações no logo com a bela fonte pesada Block ( criada em 1908 ). No final da primeira fase utilizei o "R" estourado em algumas capas com a fonte "Block" e "Raposa Experimental" na frase que fechava o logo na fonte ""Stymie". Também fiz um outro "R" com uma colagem da Beton Extra Bold e uma fonte que permitia construir  uma perna falsa na serifa com acabamento arredondado. A aplicação do "R" ampliado intercalou-se variando a fonte entre uma edição e outra-  As Fontes utilizadas nos textos e títulos: para o corpo de texto e chamadas: Garamond regular e italic, Stymie, Beton Extra Bold 48 pt então produzidas em Letraset, Franklin Gothic, Century e Bodoni Antiqua. Para os títulos: as fontes mais pesadas como Schmalffete, Beton ( similar as fontes de hoje - mais bonitas - Ultra e Ziggurat ) e colagens com fontes "wood type" diversas... - Na segunda fase: repetimos as fontes da fase anterior, mas somamos com a aplicação da  fonte "Goudy" nos títulos das matérias e nos destaques ( sub-títulos ). Já nos anos 80 ( para a Raposa da segunda fase ) as fontes Schmalfette e Beton Extra Bold já eram encontradas com qualidade para construção de títulos e que suportavam grande ampliação na página em Fotoletras, pela Digital Fotogravuras de Curitiba e na Alltype ( São Paulo ), do saudoso diretor de arte e publicitário Jarbas de Souza.

No hay comentarios:

Publicar un comentario